Como vencer

Se você costuma se isolar e pensar demasiadamente em suas angústias, mude de atitude ou estará se aproximando rapidamente da depressão. Assim, é recomendável que tenha um amigo e confidente a quem possa contar suas ansiedades.

Veja alguns mitos sobre suicídio:

Produtos farmacêuticos

Em casos mais graves, medicamentos antidepressivos podem trazer o alívio da dor psíquica e reduzir a tendência ao suicídio. Os antidepressivos agem sobre a química cerebral para equilibrar a atividade dos neurotransmissores. Em muitos casos, isso alivia os sintomas e pode fortalecer os efeitos da psicoterapia. Porém, às vezes, é necessário submeter o paciente a vários tipos de medicamentos até encontrar o mais indicado e esperar algumas semanas para sentir os resultados. Isso pode levar até quatro semanas, o que faz com que alguns pacientes abandonem os medicamentos sem supervisão médica, piorando o quadro. Além disso, os medicamentos antidepressivos podem produzir efeitos secundários de intensidade variada.

Rotina diária

A elaboração de um programa de atividades é uma das estratégias mais comuns utilizadas pelos psicólogos. É como uma agenda à qual o paciente atenderá durante várias semanas. O psicólogo faz a elaboração com a ajuda do paciente e da família. Ao colocá-la em prática, o cliente ocupa o tempo necessário e adquire novos padrões de conduta para evitar a recaída. Um bom programa de atividades tem que levar em consideração os seguintes princípios:

• Com respeito ao futuro, se alguém pode mudá-lo, é só você. Decida que vai ser feliz, e será. Repita: “Decidi ser feliz!” e abandone todo pensamento contrário desde a origem.

Forma de pensar

A cada dia se dá maior importância aos pensamentos no tratamento da depressão. Um dos objetivos mais almejados é ajudar a pessoa a ver as coisas de maneira correta e equilibrada. Os que sofrem de depressão tendem a:

• Ter objetivos e expectativas irreais, por exemplo: um homem que fica deprimido porque aos 50 anos não conseguiu ser bem-sucedido nos negócios.

• Destacar as faltas pessoais e minimizar as conquistas. Uma jovem ganha um concurso literário e, quando suas amigas a felicitam, insiste em dizer que poucos trabalhos foram apresentados, ou que lhe deram o prêmio por compaixão.

• Comparar-se com outros e se sentir inferior. Um jovem adulto se reúne com ex-colegas de classe e se sente profissionalmente inferior.

No tratamento de êxito, deve ser incluída a reestruturação do pensamento, uma vez que a depressão fortalece pensamentos negativos sobre a própria pessoa, no ambiente e no futuro. Portanto, evite todo pensamento de inferioridade e autocomiseração. Pense que grande parte de seu êxito depende do que você se propõe a fazer e que possui qualidades e capacidades pessoais de muito valor.
Na avaliação do ambiente, não se concentre nas imperfeições e nos perigos, mas nas coisas belas da vida e nos acontecimentos agradáveis. Certamente, há muitas coisas boas em que pensar. E, se houver coisas negativas, faça algo para suportá-las, em vez de ficar se lamentando.
Com respeito ao futuro, se alguém pode mudá-lo, é só você. Decida que vai ser feliz, e será. Repita: “Decidi ser feliz!” e abandone todo pensamento contrário desde a origem.

Explique os fracassos com realismo

Seja consciente de seus pontos fortes e fracos. Analise as situações de forma equilibrada. Por exemplo, se você não teve êxito em uma tentativa de emprego, não pense que é inútil, mas observe se existe muita dificuldade ou se os candidatos são muitos. Da próxima vez, procure se preparar melhor para uma função almejada.

Terapia divina

Confiar em Deus como um Ser disposto a ajudar, proteger, facilitar e favorecer aqueles que O procuram é o primeiro passo para se beneficiar da espiritualidade. Essa convicção produz um relacionamento com a Divindade que inspira paz interior. É o mesmo sentimento de um pequeno menino que vai de mãos dadas com seu pai por um caminho pedregoso: não tem medo porque sente segurança em uma mão forte. Da mesma forma, no caminho da vida, a pessoa que confia em Deus sabe que há riscos de todo tipo, mas sua fé no Criador a faz olhar para o futuro com serenidade, porque tem certeza de que seu Pai Celestial a protegerá.

Apoio familiar

O tratamento profissional ganha muito se a família oferece apoio ao deprimido. É de vital importância que, se o cônjuge, filho ou algum outro membro da família sofre de depressão, o problema seja encarado seriamente.

Olhe para o futuro com esperança

Se você está manifestando os sintomas da depressão, precisa entender que o futuro não está à mercê das circunstâncias. Fuja de todo sentimento de desespero e incapacidade.

Faça algo pelos outros

O depressivo pode prestar ajuda a outros. Isso oferece novo ânimo e tem resultados terapêuticos. Experimente consertar algo na casa de um amigo, fazer compras para uma pessoa idosa, visitar alguém hospitalizado ou fazer pequenos trabalhos voluntários. Agindo assim, você se esquecerá de seu próprio sofrimento e perceberá que existe gente com mais necessidades. Ajudar outras pessoas é uma forma de ajudar a si mesmo.

v.03