Como vencer os vícios

Está comprovado que o viciado não consegue abandonar os vícios sozinho. Ele precisa de apoio social, profissional e espiritual. Por isso, os conselhos apresentados aqui são especialmente dirigidos à família ou ao grupo de apoio do viciado:

Se já foram feitas muitas tentativas para deixar o vício, deve-se insistir com o viciado para que procure um centro de reabilitação.

Apoie o plano estabelecido pelo centro ou profissional qualificado. Confie no tratamento e incentive a pessoa viciada (filho, cônjuge, amigo, e outros).

Evite a superproteção. É uma grande tendência proteger as pessoas que amamos; mas, nessas circunstâncias, é necessário manter firmeza no que se refere ao tratamento.

Recompense as vitórias, pois o viciado precisa de reforços externos para alcançar novos objetivos. Podem ser alimentos, filmes, passeios, jogos, livros, visitas, etc., de acordo com a preferência e as circunstâncias.

Prepare um ambiente calmo, saudável e adequado e procure por todos os meios manter o viciado distante dos espaços facilitadores do vício (locais, pessoas, objetos, etc.), pois os estímulos podem levá-lo a uma recaída.

v.03